26 de fevereiro de 2012

A importância do fluxo de caixa nas MPEs- Parte II

A história de uma empresa é fundamental para aqueles que a gerenciam; relata todo seu desenvolvimento, seja ele positivo ou não. Existe uma frase bastante interessante que demonstra essa importância e que diz o seguinte: "A história julga só os resultados e não os propósitos." - Gregório Marañón. 
As intenções quanto as decisões tomadas são desprezadas; a história só dirá a você os resultados obtidos. Para as Micro e Pequenas Empresas, ou mesmo para aqueles que desejam iniciar um negócio, o fluxo de caixa é um ótimo contador de histórias. Mais do que isso, é uma ferramenta gerencial! Precisamos aprender que só existirá uma boa administração se houver mensuração, ou seja, medir o que se é feito através da leitura histórica dos números.
Então como implantar essa ferramenta de gestão? Precisamos, antes de tudo, conhecer as prováveis entradas e saídas do caixa da empresa. Isso é possível através do que chamamos de Contas a Pagar e Contas a Receber.

Contas a pagar: são as obrigações que a empresa possui. Ex.: contas de água, luz e telefone, de internet, pagamento a fornecedores, folha de pagamento, impostos, etc.
Contas a receber: são todos os direitos que a empresa possui. Ex.: recebimento de vendas a vista ou parceladas, restituições, etc.
O acompanhamento dessas informações é muito importante para um bom planejamento. Vejamos os exemplos:



    *As planilhas acima possuem dados básicos, cabendo ao gestor da empresa adaptá-las ao seu negócio.

Quando se implanta os relatórios acima, estamos tentando prever, ou seja, visualizar o futuro financeiro da empresa, verificar falta ou sobra de dinheiro e um determinado período. Por que esse estudo antes da aplicação do fluxo de caixa? Vamos pensar assim:

Caso 1: Um empreendedor abriu um negócio mas não sabe ao certo quanto será suas despesas mensais e muito menos a média da entrada de dinheiro para que seu sua empresa apresente continuidade.
Caso 2: Um empresário quer saber se terá dinheiro suficiente para comprar e manter uma moto com a finalidade de atender seus clientes mais agilmente.
Os dois casos acima necessitarão de uma previsão das entrada e saídas para que se verifique a disponibilidade de dinheiro para suprir tais investimentos ou adiá-los.
Observe agora o exemplo do fluxo de caixa:


Alguns pontos precisam ser ser ressaltados antes de começar a usar o fluxo de caixa:

  • Crie o hábito de registrar todas as movimentações financeiras ocorridas e a ocorrer. As ocorridas, no fluxo de caixa; e as que estão à ocorrer, no contas a pagar ou a receber.
  • Durante o decorrer do mês, os valores lançados no contas a pagar e a receber tendem a surgir no fluxo de caixa.
  • O fluxo de caixa é diário, podendo ter seus valores resumidos semanalmente, mensalmente, etc.
  • Dinheiro em banco carece muita atenção; são incididos sobre ele taxas, tarifas e encargos. Necessita de uma planilha semelhante ao fluxo de caixa (saldo em conta, depósitos, pagamentos, transferência, saques, etc), para verificação de seu saldo.
  • Os valores lançados no fluxo de caixa precisa ser realistas, ou seja, devem existir. Procure pedir nota fiscal de tudo e emita recibos; isso comprova que de fato entradas e saídas ocorreram.
  • Dê nomes aos seus lançamentos no fluxo de caixa. Ex: dia 01/02/2012 - Recebimentos - "pagamento a vista". Use essa mesma lógica  para o contas a pagar e a receber. Isso é muito importante para uma boa leitura das informações.
Até aqui podemos verificar que as planilhas contas a pagar e a receber são nada mais do que um fluxo de caixa que ainda não ocorreu! Por outro lado, o fluxo de caixa é justamente o acompanhamento dessas entradas e saídas junto ao caixa da empresa.
Uma boa análise do fluxo de caixa, com o auxílio do contas a pagar e a receber, pode revelar várias situações, como, por exemplo, programar-se para determinados pagamentos, evitar multas e juros, preparar-se para eventuais saldos negativos consecutivos no caixa devido a sozonalidade, verificar o momento certo para promover vendas com descontos (promoções), verifica se há a necessidade de se negociar dívidas junto a credores ou buscar empréstimos nas instituições financeiras, avalia o nível de inadimplência, verificar se o negócio está progredindo  e onde está tendo maior dispêndio de dinheiro na empresa, dentre outras já relatadas no primeiro post sobre fluxo de caixa.

Este tema é muito amplo e possui suas complexidades. Se houver o interesse no aprofundamento deste assunto, aconselho buscar informações sobre Gestão Financeira.
Estou a disposição para a responder a qualquer dúvida. 

Até mais ver!

Abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário