17 de março de 2012

Empresas em guerra


Recentemente tirei de minha prateleira uma obra milenar que se chama "A Arte da Guerra", de Sun Tzu. Este livro traz para nós alguns pontos interessantes na qual a sua narrativa se desenvolve. Mas você pode me perguntar o que essa obra tem em comum com as empresas e o mundo dos negócios? Tudo! O livro tem como tema principal o mundo da guerra na antiga China, e hoje, possui total afinidade com o século XXI e as organizações modernas que constantemente buscam novos mercados, ou seja, novos clientes.
O processo de globalização trouxe ao mundo três situações na qual destaco: a internacionalização da economia, queda dos limites territoriais e a expansão da internet. Tais fatores deixaram o mundo dos negócios mais dinâmico e competitivo, o que obriga os gestores, executivos, donos de negócios, diretores e empreendedores, a reestruturar constantemente o modo de pensar e agir. Embora grande parte do mundo esteja em paz, livre de guerras com armas bélicas, não podemos negar a existência de outras, como, por exemplo, as guerras comerciais, guerras cambiais, guerras políticas, além das guerras empresariais, sendo esta última o foco deste post.
Em meio a este clima de "guerra" na qual todas as empresas estão inseridas, destaco um trecho da narrativa de Sun Tzu, que diz:

“A arte da guerra implica cinco fatores principais, que devem ser o objeto de nossa contínua meditação e de todo o nosso cuidado, como fazem os grandes artistas ao iniciarem uma obra-prima. Eles têm sempre em mente o objetivo a que visam, e aproveitam tudo o que vêem e ouvem, esforçando-se para adquirir novos conhecimentos e todos os subsídios que possam conduzi-los ao êxito.”


Verifica-se aqui a existência de uma percepção bastante aguçada por parte de quem deseja alcançar certos objetivos. Isso faz toda a diferença para as organizações!
Logo em seguida, enfatiza que para se conquistar a glória e o sucesso deve-se dar ênfase aos cinco fatores chaves: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina.

  • Doutrina: está ligada a uma unidade de pensamento, uma maneira de viver. Nas empresas isso se refere a missão que a tal possui, ou seja, ser fiel e inquebrantável no que tange a sua existência. Toda doutrina possui normas e valores e isso necessita ser percebido por todos aqueles que interagem com a organização - sócios, gestores, funcionários, fornecedores e clientes.
  • Tempo: relaciona ao princípio yin e yang. Vamos traduzi-los para as palavras "positivo" e "negativo", respectivamente. É o que chamamos de extremos que se complementam. Tempos de bonança e escassez, crises e oportunidades, características positivas e negativas. Tudo isso as empresas convivem quse que diariamente.
  • Espaço: refere-se a ambiente (interno e externo) e suas características, tendo em vista tudo o que ele proporciona às organizações. Tempo e espaço necessitam ser analisados juntos!
  • Comando: é o amor pelos subordinados e pela humanidade em geral. Equidade neste ponto é fundamental, verficando qualidades positivas e negativas das pessoas em todos os processos da organização. Mesmo com as mais diversas tecnologias existentes isso se torna importante porque o sucesso e as mudanças sempre passarão pelas mãos do ser humano.
  • Disciplina: Os termos abordados aqui são a liderança, hierarquia e deveres dos colaboradores, ou seja, o líder precisa liderar a invés de comandar. 
Podemos concluir que todos os pontos acima possuem caracterísiticas de uma Administração moderna e que questões como planejamento estratégico são percebidas quando se refere a unidade de pensamento - doutrina (missão da empresa); visão sistêmica do tempo e espaço, sempre verificando pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (análise SOWT); liderança, desenvolvimento pessoal e empresarial quando se refere ao comando e disciplina, utilizando sempre o lado positivo das pessoas e a manutenção de suas características negativas.


Muitas pessoas possuem certo preconceito quanto ao livro quando verificam seu título “A arte da Guerra”. De fato, é forte. Mas seu conteúdo possui verdades que se praticadas, atuam para o desenvolvimento humano e empresarial. O autor mostra claramente como um líder e as empresas devem se comportar diante das "guerras" e dos problemas; enfatiza ainda que “É melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada” e mostra as atitudes que um líder deve evitar - a precipitação, a hesitação, a irascibilidade (disposição para se irritar), a preocupação com as aparências e a excessiva complacência (tolerância).

A lição que o livro deixa aos leitores  é: "a primeira batalha é contra nós mesmos". E de fato é! Sempre foi e será.


"Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.
Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas.
Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas." Sun Tzu




Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário