21 de junho de 2012

E quem cuida das oportunidades?

Em meio as crises mundiais perceptíveis que observamos hoje, sejam elas políticas, econômicas, sociais, financeiras, etc., o Brasil não se encontra fora desta história. Queda dos juros (SELIC), população endividada, medidas "expansionistas" governamentais, falta de mão-de-obra qualificada (apagão de talentos), custo Brasil elevado, dentre outros, cercam o dia-a-dia dos negócios dos brasileiros.
Tais fatos tornam os problemas, sejam eles de caráter "importante" ou "urgente", o "top list" diários dentro das organizações. Qual é a empresa quem não possui problemas? Muito improvável encontrar uma que exista.
Gestores, empresários e principalmente os empreendedores (que possuem multitarefa), desviam enormes esforços para solucioná-los. Além de delegar tal função (solucionadores de problemas) a funcionários que são "peças-chave" na/para empresa.
Quero deixar bem claro que não julgo isso como um ponto negativo... essas ações são muito importantes sim... mas eu pergunto a você: quem cuida de analisar as oportunidades? Ou você deixa que o "destino" dite as regras para o seu empreendimento? 
O que observamos é o seguinte: os funcionários com melhor desempenho se tornam os responsáveis por solucionar os problemas. Isso é uma maneira inteligente de usar tais pessoas. Mas seria de extrema sabedoria usá-las para detectar as oportunidades que o mercado oferece.
Empresas que focam apenas em solucionar os seus problemas possuem um único objetivo, que é o de conter prejuízos; desviando-se de um principal. Gerar lucro. E óbvio também dizer que as oportunidades são encontradas justamente onde os problemas existem, que podem ser ocasionados por fatores internos e/ou externos, junto as organizações. Uma boa leitura desses ambientes pode responder onde estão tais oportunidades.
A realidade para todas as empresas sejam elas grandes, médias, pequenas empresas e até mesmo para os micros empreendedores, é que são as oportunidades que geram crescimento e resultado contínuos para o negócio! E as oportunidades só serão conhecidas através de pesquisas, fugindo de padrões que o mercado está ou sempre ofereceu.
E como começar? Eu indicaria duas técnicas: análise SOWT e brainstorming. A primeira identifica as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, da própria empresa e do seu ambiente. A segunda instiga a criatividade, que pode ter como objetivos solucionar problemas ou encontrar as benditas oportunidades.
A dica que quero deixar aos leitores é: focar um pouco mais nas oportunidades... identifique-as e agarre com firmeza. Caso contrário... elas passarão ou estão passando diante do seu negócio e você não as percebe justamente por focar apenas em solucionar problemas e mais problemas da empresa.




Fontes:


DRUKER, Peter. Os cinco pecados mortais nos negócios. In:_________Administração na era das grandes transformações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. Reconstrua as fronteiras do mercado. In:_______A estratégia do oceano azul. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Papo de Empreendedor - Crise: oportunidade para quem quer inovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário