2 de junho de 2012

Qual a sua personalidade no mundo dos negócios?



O mundo dos negócios não é algo complexo ao ponto de impedir que as pessoas deixem de ingressar nesta área; claro que alguns fatores são extremamente importantes para que acordos sejam firmados, como, por exemplo, ser uma pessoa de influência, ter iniciativa, ter autoconfiança, ser perseverante, buscar a diferenciação, saber fixar metas e traduzi-las em ações, etc. O dicionário conceitua a palavra “personalidade” como “individualidade consciente”, “caráter pessoal e original” ou “pessoa conhecida em razão de suas funções, influências, etc.”.
Dolabela (1999 p. 38), retrata tais pontos acima como características marcantes e existentes dos empreendedores. E a verdade é esta: o mundo e a sociedade precisa de tais pessoas. Que dirá as empresas! Que dirá as
Micro e Pequenas Empresas (MPEs)! Empreendedores estão sempre instigados, procuram oportunidades em meio ao mercado, possuem liderança e querem deixar o mundo melhor, os processos, as técnicas, etc.
Dornelas (2010, p. 58) mostra, através de um gráfico, o posicionamento que os empreendedores se encontram no mercado de trabalho e sociedade. Vejamos:

Percebemos duas situações logo de início. Quanto mais uma pessoa cresce no eixo vertical – criatividade e inovação, mais ela tenderá a ser um inventor e criador. Já no eixo horizontal – habilidades gerais de administração, conhecimento do negócio e seus contatos (networking), quanto mais conhecimento ele adquire, mais tendencioso esta pessoa será para cargos de gerência ou administrador de empresas.
O empreendedor surge entre estes dois eixos, ou seja, cresce na diagonal, tendo fortemente tanto as características de um inovador quanto no conhecimento de técnicas administrativas e do negócio.
O objetivo deste artigo é instigar você a conhecer-se profundamente ao ponto de responder a seguintes perguntas: Em que eixo ou quadro eu estou? Tenho evoluindo mais verticalmente ou horizontalmente? Estou crescendo como empreendedor?
Uma característica muito importante destas três retas é a palavra “risco” do/no negócio. Os inventores possuem grau de risco altamente elevado, enquanto os promotores, gerentes e administradores possuem riscos bastante reduzidos. Os empreendedores conseguem crescer em ambos! Eles criam e inovam nos produtos/serviços como adaptam técnicas administrativas, conhecem seu mercado e vendem com facilidade suas idéias, criando ou expandindo sua rede de relacionamentos. Resumindo, agem com total consciência e racionalidade.
O desafio está lançado; que possamos crescer como empreendedores, criando, inovando, adquirindo habilidades técnicas administrativas para alcançarmos esta possibilidade que está para todos.

Empreenda!


Abraços.


Referências:

 
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa, uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. São Paulo: Cultura Editores, 1999.

DORNELAS, José; TIMMONS, Jeffry A.; SPINELLI, Stephen. Criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Adaptação da 8ª ed. Americana. São Paulo: Elsevier, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário