No post anterior "conceituando o marketing",
verificamos a grande importância do marketing para as empresas, além de
conhecermos sua principal função: comunicação entre empresa e o mercado, para
garantir a realização de trocas (compras) visando satisfazer as necessidades
e/ou desejos das pessoas e organizações.
Seria muito fácil e um equívoco muito grande apenas conceituar o
que é o composto de marketing (4Ps). Eles precisam de outros conceitos, que iremos abordar, para sua
correta utilização.
Antes de qualquer ação é necessário levar em consideração três
pontos fundamentais de todas as organizações: sua missão, visão e objetivos.
Esta preocupação é muito importante justamente para que tais ações do marketing
não se desalinhem do planejamento estratégico organizacional, ocasionando uma
“perda de identidade”, levando a deterioração da marca, dos produtos e
por fim, a própria empresa. Em resumo, o marketing precisa ser desenvolvido
para que o planejamento estratégico seja alcançado.
O segundo ponto que necessita de total atenção são as pesquisas. Elas tem por objetivo a busca por informações para compreensão do ambiente na qual a
empresa se encontra. Meireles (2009, p. 87) divide tais análises em três
grupos:
- Pesquisa do macroambiente e do microambiente: pontos que dizem respeito à economia, legislação, tecnologia, demografia, política e cultura; concorrência direta e indireta, evolução do mercado e da demanda, diferenças regionais, crescimento de novos mercados.
- Pesquisa sobre o comportamento, necessidades, desejos e características do consumidor/cliente: retrata o perfil demográfico e psicográfico do consumidor, bem como suas razões de compra, atitudes, opiniões, motivações de consumo, além de hábitos, costumes, necessidades e desejos.
- Pesquisa do ambiente interno: recursos financeiros e humanos, infraestrutura, produção, tecnologia e etc.
Minadeo (2005, p. 21) conceitua pesquisa de mercado como “coleta
de dados que possam ser úteis para as atividades de marketing. (...) A pesquisa
de mercado, enfim, tem como objetivo manter a empresa provida de informações de
modo a manter-se competitiva.”
Lembrando que as pesquisas só terão validade e utilidade se houver
nitidez das informações na qual a empresa deseja conhecer. Caso isso não ocorra...
haverá dispêndio de tempo e por conseqüência, de dinheiro.
Para complementar o pensamento de Meireles, Kotler (1998, p. 37) diz
que o marketing fundamenta-se em quatro pilares, ou seja, todo o planejamento
de marketing necessita considerar os pontos a seguir:
- Mercado-alvo: nenhuma empresa tem a capacidade de atuar para satisfazer as necessidades de todo mercado e muito menos poderá fazer um bom trabalho se não focar em um nicho, ou seja, um público-alvo bastante específico. Ex.: empresa do ramo educacional que atua exclusivamente para crianças de 2 a 7 anos.
- Necessidades dos consumidores: este ponto está diretamente relacionado ao anterior. Topo mercado-alvo carece de necessidades específicas e cabe ao marketing conhecer plenamente seus consumidores. Esta tarefa não é simples, pois existem situações onde as necessidades não são totalmente declaradas pelos consumidores, carecendo de uma interpretação. Ex.: O consumidor deseja comprar um carro barato. Barato em que sentido? Variáveis: no ato da compra, em sua manutenção, facilidade na hora de revendê-lo, etc.
- Marketing integrado: Todos os departamentos da empresa trabalham de forma conjunta para anteder aos interesses dos consumidores, ou seja, todos os funcionários são conscientizados a trabalhar para o consumidor.
- Rentabilidade: É o propósito final do conceito de marketing. Gerar lucro para as empresas. A regra neste ponto é a seguinte: Lucra mais quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores.
Todos os pontos abordados até aqui servem de apoio para avaliar,
desenvolver ou compreender comportamentos e tendências, que serão utilizadas
para uma boa gestão de marketing. As informações darão fundamentação para a
utilização eficiente do chamado composto de marketing (marketing mix) ou
simplesmente “4p’s”.
Kotler (1998, p. 97) conceitua o composto de marketing como um “(...)
conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de
marketing no mercado-alvo”.
Agora sim... vamos à eles:
Figura 3.12 Os quatro Ps do composto de marketing. Fonte: (kotler, 1998)
*O composto de marketing é bastante amplo e a figura acima cita alguns pontos abordados por cada item.
- Produto: é a ferramenta básica e tangível do composto de marketing ou marketing mix. Sem ele o marketing não existe.
- Preço: é o ponto mais crítico do composto, ou seja, é a quantidade de dinheiro que os clientes irão pagar pelo produto.
- Praça: aponta como os produtos chegarão à mão dos consumidores, ou seja, sua distribuição.
- Promoção: fator que promove e comunica os produtos ao mercado.
Mas como praticar o marketing na empresa? Os responsáveis por esta área precisam estar vigilantes à todos os pontos até aqui abordados, planejando e agindo no mercado na qual a empresa atua. É isso que faz toda a diferença!
Cada departamento organizacional tem a sua funcionalidade e seu grau de importância. Com o marketing não é diferente. Muitos gestores desta área afirmam que a área de marketing são "os olhos, os ouvidos e a boca" das organizações. Agora imagine você, em seu estado humano, sem estes sentidos; sem poder ver, ouvir ou pronunciar qualquer palavra? A vida seria difícil! Pois bem, existem milhares e milhares de empresas que nem se quer dão importância a esta área... ou executam as ações de marketing sem significado e direção. O mundo dos negócios deve ser complicado para tais empresas.
Pratique o marketing com racionalidade, qualidade e simplicidade, humildade e agressividade!
Concluo este post com a frase bastante verdadeira, que diz:
"Planos não são nada; planejamento é tudo." Dwight D. Eisenhower (Presidente dos EUA)
Até a próxima;
Abraços!
Fontes:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1998.
MEIRELES, Roberto. Pesquisa de comportamento do consumidor: ponto inicial para melhor segmentar mercado e posicionar produto. In:____Marketing a teoria em prática. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
MINADEO, Roberto. 1000 perguntas - Marketing. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005.
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